Antistalinismo é o anticomunismo disfarçado - A infâmia antistalinista


Antistalinismo, o anticomunismo disfarçado.
A infâmia antistalinista


Recordo-me que na década de 90 do século passado, a TV Cultura aqui em S.Paulo, exibiu um programa chamado  " História em ação", onde num dos episódios mostrava o funeral de Lênin. Lembro-me do locutor exclamar de forma quase histérica mais ou menos o seguinte: " Onde estava Trotsky, que não estava lá reclamando seus direitos", a seguir, apareceu na tela um Prof. de história da USP, com sotaque estrangeiro e uma voz irritante e esganiçada afirmar o seguinte - " que a ascensão de Stálin à liderança na URSS representava a vitória da contra-revolução"- com toda aquela cantilena de cariz anticomunista própria do Trotkismo.

Um dos deveres mais importantes da frente ideológica comunista é o de reabilitar, aos olhos dos trabalhadores, a verdade sôbre o Socialismo do século XX, de forma objetiva, sem idealizações, preservada da difamação promovida pela classe burguesa.

Mas a campanha de difamação e a cruzada anticomunista, que tem como polo a propaganda antistalinista, visando assim o período em que se assentaram os fundamentos de construção Socialista, não pode esconder a verdade por muito tempo.
O anticomunismo disfarçado de antistalinismo que compreende, entre outros aspectos, o reescrever da história, mostra claramente que a classe burguesa tem mêdo.

As posições e análises de várias correntes oportunistas e pequeno-burguesas, tal como as posições Trotkistas que afirmavam ser impossível a construção do Socialismo na URSS foram desmentidas pelo gigantesco desenvolvimento econômico e social alcançados em condições de severa adversidade, demonstrando a superioridade das relações comunistas de produção na URSS.

O caráter Socialista da URSS baseava-se na abolição das relações capitalistas de produção, a existência da propriedade socialista a que se submete a propriedade cooperativa ( apesar de várias contradições ), a planificação central, o poder operário e os êxitos sem precedentes em benefício do povo trabalhador.

O Socialismo garantiu o direito ao trabalho, à saúde e educação gratuitos, promoveu os esportes populares e a cultura, aboliu a exploração do homem pelo homem e mostrou a superioridade do Socialismo frente ao capitalismo.

Isto não pode ser negado pelo fato de a partir do XX Congresso do PCUS (1956), ter perdido gradualmente as suas características revolucionárias e a partir da década de 80( séc. XX), as forças contra-revolucionárias terem sido capazes de dominar o Partido e o Govêrno.
Hoje em dia a classe burguesa promove um ajuste de contas com as conquistas dos trabalhadores e dos povos pelo mundo afora.
Mafarrico Vermelho



O Socialismo Traído - livro

por Roger Keeran e Thomas Kenny, O Socialismo Traído – Por Trás do Colapso da União Soviética, Edições Avante!, 2008

Extractos



«A interpretação do colapso soviético envolve um combate pelo futuro. As explicações ajudarão a determinar se no século XXI os trabalhadores irão uma vez mais “lançar-se ao assalto do céu” para substituir o capitalismo por um sistema melhor.

»«Depois de 1953, começou a crescer dentro do socialismo uma nova base económica para as ideias burguesas.»

«Tais elementos que tinham (…) diminuído drasticamente com a colectivização da propriedade sob Iossif Stáline voltaram a aparecer com a chamada liberalização de Nikita Khruchov.»

«A abordagem de Khruchov (…) ia contra o aviso dado por Stáline em 1952 de que “deixar de dar primazia à produção de meios de produção» iria “destruir a possibilidade da expansão contínua da nossa economia”».

«Em Maio de 1957 Khruchov aboliu os mais de 30 ministérios de planificação central e substituiu-os por mais de 100 conselhos económicos locais. (…) A economia soviética cresceu a uma taxa mais lenta na segunda metade da década de 50 do que na primeira e cresceu a uma taxa mais lenta nos primeiros cinco anos da década de 1960 do que na de 1950.»

«Khruchov avançou (…) a ideia de que o PCUS deixara de ser apenas a vanguarda do proletariado para se tornar a vanguarda de “todo o povo” e de que a ditadura do proletariado se tornara o “Estado de todo o povo”.»

«Khruchov fez diversas mudanças no modo de funcionamento do Partido que diluíram o seu papel dirigente.»

«Toda a ideia de que a luta de classes terminou num mundo ainda dominado pelo capitalismo e pelo imperialismo, ou no interior de um Estado socialista, é ela própria uma manifestação da luta de classes a um nível ideológico.»

«A actividade económica privada (…) emergiu com uma nova vitalidade no tempo de Khruchov, floresceu com Bréjnev e em muito aspectos substituiu a economia socialista primária no tempo de Gorbatchov e de Ieltsin.»

«Grossman descobriu que no final da década de 70 a população urbana (que constituía 62% da população total) ganhava cerca de cerca de 30% do seu rendimento total a partir de fontes não oficiais, ou seja, da actividade privada quer legal quer ilegal.»

«Nas últimas três décadas e meia de existência da URSS, quanto mais se introduziam relações de mercado e outras reformas (…) mais as taxas de crescimento económico a longo prazo decresciam».

As taxas de crescimento soviéticas mais rápidas que se alcançaram ocorreram em 1929-1953, quando a direcção soviética defendia firmemente a planificação central e suprimiu as relações de mercado anteriormente toleradas durante a NEP de 1921-1929.»

«(…) O “ano Andrópov” (1983) revelou um rumo de reformas promissor, completamente diferente do caminho escolhido por Gorbatchov, que se revelou desastroso.»

«O colapso soviético não era inevitável. Não tem qualquer fundamento a conclusão alardeada nos media do grande capital de que o socialismo soviético estava condenado desde o início.»

«(…) O descontentamento popular surgiu no final e não no início das reformas de Gorbatchov. Foi um efeito das políticas de Gorbatchov e não a sua causa.»

«Gorbatchov e os seus defensores afirmaram que ele herdou uma sociedade em crise. Isto é falso. Em todos os sentido convencionais, a União Soviética não caíra na agonia de uma crise.»

«O socialismo soviético tinha muitos problemas (…) Contudo, corporizava a essência do socialismo tal como definido por Marx – uma sociedade que derrubara a propriedade burguesa, o “mercado livre”, o Estado capitalista, substituindo- os pela propriedade colectiva, a planificação centralizada e um Estado operário.»

«Segundo a UNESCO os cidadãos soviéticos liam mais livros e viam mais filmes do que qualquer outro povo no mundo. Todos os anos o número de visitantes dos museus correspondia a quase metade da população.»

«Os defensores da superioridade da democracia ocidental ignoram a exploração de classe, concentram-se no processo e não na substância e atribuem o mérito das realizações da democracia ao capital e não ao seu real defensor e promotor, a classe operária moderna.»

«O governo americano trabalhou sistematicamente com os sauditas e a OPEP para baixar o preço do petróleo no mercado mundial, uma jogada que ajudou a economia americana ao mesmo tempo que arruinava os soviéticos.»

«Em 1985 os sauditas aumentaram a sua produção petrolífera de menos de dois milhões de barris ao dia para nove milhões. No espaço de cinco meses, o preço do petróleo caiu para 12 dólares o barril».

«A URSS era demasiado forte para ser desestabilizada externamente. A escalada bélica dos EUA podia pressionar a URSS, mas não destruí-la.»

«Antes de Gorbatchov ter chegado ao poder, a influência ideológica da segunda economia tornou-se evidente no interior do Partido Comunista e do governo soviético.»

«A doutrina da coexistência pacífica, originalmente uma forma de luta anticapitalista por todos os meios excepto os militares, mudou para “valores humanos universais”, expressão que viria a ser usada para justificar a aliança com o imperialismo.»

«No espaço de um ano, Gorbatchov substituiu mais de 50% dos membros efectivos e suplentes do Politburo. Substituiu 14 dos 23 dirigentes de departamentos do Comité Central, cinco dos 14 presidentes de repúblicas e 50 dos 157 primeiros secretários de krais (regiões) e oblasts (distritos). Gorbatchov substituiu 40% dos embaixadores, alterou muitos ministérios e afastou 50 mil gestores.»

«Gorbatchov transformou o significado da Glasnost, de abertura do Partido e de outras organizações para crítica aberta ao Partido e à sua história.»

«No crucial plenário do CC de Janeiro de 1987, sob o slogan de “democratização” , teve início a exclusão do PCUS do poder político e económico.»

«Os dirigentes económicos de Gorbatchov converteram a organização da juventude comunista (Komsomol), com 15 milhões de membros, num centro de formação para jovens empresários. Usando recursos do Komsomol, os jovens capitalistas russos fundaram os primeiros bancos comerciais e bolsas do país.»

«A corrupção explica por que é que o Partido que tinha rejeitado Bukhárine e Khruchov (embora não sem estragos) não levou a melhor sobre Gorbatchov.»



 Roger Keeran e Thomas Kenny

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O complexo militar industrial e a energia nuclear

Tortura nas prisões colombianas: sistematismo e impunidade revelam uma lógica de Estado

Guerra na Ucrânia - Combates em toda a linha